
Em uma operação onde é necessário perfurar alguma superfície, deve-se recorrer a uma furadeira e as brocas, porém é preciso atenção quanto ao tipo de broca que será utilizada.
Devido a cada material exigir uma broca diferente, é aconselhável verificar a superfície que será perfurada e escolher a ferramenta mais indicada para a execução do trabalho.
O acabamento é parte essencial de uma construção. Será a partir dele e das escolhas dos materiais que serão utilizados durante esse processo que a construção tomará forma.
Seja qual modelo precisar, você encontrará todas na COFERMAQ!
TIPOS DE BROCAS

BROCA CHATA
Esta broca é utilizada para furar madeira, aglomerados e fibras. Sua ponta piloto, geralmente equipada com uma rosca, evita deslizamentos e proporciona uma tração maior, o que produz uma perfuração mais rápida.
São usadas em situações que não exigem fino acabamento e são indicadas para perfurações onde o material é muito grosso, de forma que esta é a única broca com capacidade de perfuração acima de 20 cm.

BROCA DE AÇO RÁPIDO
As brocas de aço rápido são utilizadas para perfurar metais. São brocas helicoidais com haste cilíndrica e podem ter corte à direita e à esquerda.
Dependendo do metal a ser perfurado, poderá ter uma cobertura, de titânio por exemplo, que proporcionará maior resistência.

BROCA DE WIDEA
Essa broca pode ser utilizada em concreto, alvenaria, mármore e etc. Dependendo da especificação da Widea, que poderá ser mais ou menos dura, afiada ou não. Sempre utilizada em materiais mais resistentes, esse tipo de broca não serve para furar metais ou madeira e pode/deve ser usada no modo martelete.

BROCA SDS PLUS
Recomendada para uso profissional, esse tipo de broca é utilizado na perfuração de concreto, granito, mármore, basalto, tijolo e materiais de alvenaria em geral. Muito semelhante às brocas para concreto simples (Widea), porém este modelo dispõe de um sistema de encaixe especial que previne eventuais deslizes durante a perfuração, o que é muito comum nas demais brocas fixadas por meio de mandril.

SERRA COPO
É chamada de serra mas se enquadra na categoria de brocas pois também é utilizada para abrir furos em superfícies. Existem vários tipos de serras copo, para madeira, metal, plástico, alumínio, alvenaria, cerâmicas e porcelanatos.
Estas brocas consistem numa coroa em que a parte externa, dependendo do tipo, poderá ser dentada ou diamantada, com uma broca no meio que serve para dar início ao furo a ser realizado.

BROCA PARA VIDRO
O vidro é bastante delicado e por isso exige o uso de uma broca específica, chamada de broca diamantada. Ela também pode ser usada para perfurar outros materiais como mármore, granito e porcelanato.
A diferença é que a sua ponta conta com um revestimento de diamante, o que oferece mais qualidade no acabamento do furo, pois o diamante tem uma dureza elevada e oferece bons resultados com materiais mais duros.